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O que é Onboarding e como aplicar corretamente?

O que é Onboarding e como aplicar corretamente?

Descubra o significado de Onboarding e veja as dicas da FuturaIM para aplicar na sua empresa.

O que é Onboarding?

Você já ouviu falar em Onboarding? Se nunca ouviu falar sobre isso, calma que a gráfica online FuturaIM vai trazer grandes esclarecimentos sobre esse tema. E se já conhece bem a respeito desse assunto, mesmo assim, continue com a gente que temos mais explicações claras sobre o que abrange o Onboarding. Então, vamos lá?!

Onboarding é um termo em inglês que em sua tradução significa “embarcar” ou “mergulhar” dentro do contexto de uma organização, isso tudo porque, na área de recursos humanos, representa o processo de integração para profissionais recém-contratados.

Quando o profissional é contratado, várias ações acontecem com o intuito de capacitar, treinar e socializar os colaboradores, e assim, diminuir o tempo de adaptação e acelerar o engajamento do novo funcionário.

Geralmente, é o departamento de RH e os líderes de cada setor que alinham as rotinas e valores entre funcionário e empresa. E sabe quais as vantagens do Onboarding dentro de uma instituição? Ah, são várias! Mas, vamos citar pelo menos 6 benefícios. Veja:

  • Diminui bastante a rotatividade;

  • As equipes interagem mais;

  • Dá aquele sentimento de pertencimento;

  • Capacita o colaborador;

  • Todas as informações e expectativas são alinhadas;

  • Motiva ainda mais o profissional.


E aí? Conhece os 4C’s do Onboarding? A FuturaIM explica para você!

Simplesmente os 4C’s são os quatro termos que tornam a jornada do Onboarding mais simples e objetiva para as empresas aplicarem, além de serem os níveis que todo bom programa de boas-vindas deve ter. Vamos conferir quais são:

 

  1. Conformidade

É a fase que passa todas as regras, valores, políticas internas, código de ética e outras questões burocráticas com relação à empresa.

 

  1. Clarificação

O colaborador recebe todas as informações que se dizem respeito às funções, a hierarquia, as atribuições, entregas, ferramentas e outros. Também é nessa hora que se deve passar ao colaborador o que se espera dele em relação a metas, se houver.

 

  1. Cultura

Para que haja um alinhamento de perfil e expectativas, é apresentada a cultura organizacional da empresa, pois assim, o colaborador entenderá como funciona toda a dinâmica.  

 

  1. Conexão

É gerada uma ligação entre as lideranças, colegas de setor e de empresa como um todo. Por isso, é sempre bom orientar os funcionários antigos sobre a importância de uma boa receptividade neste momento de adaptação dos colaboradores mais novos.

 

Como fazer o Onboarding?

A recomendação de especialistas é a de que a orientação comece antes que um candidato seja formalmente contratado. Uma sugestão é inserir o máximo de informação sobre o ambiente de trabalho e a cultura na seção de “Trabalhe conosco” do seu site ou no anúncio do cargo. Deixe tudo bem claro e evidente.

Depois da contratação, envie um Manual do Colaborador e estando o mesmo já ciente e alinhado à cultura da empresa, é possível iniciar a integração com os processos antes de começar a trabalhar na prática, com os seguintes passos: 

  • Certifique-se de que o superior imediato esteja presente no primeiro dia; 

  • Defina os papéis e responsabilidades do novo colaborador;

  • Prepare a equipe para receber o novo colega. Deixe todos cientes da sua chegada e funções;

  • Organize os materiais de trabalho: computador, mouse, teclado, bloco de notas e entre outros;

  • Deixe os acessos liberados como: e-mail, pasta de documentos e softwares específicos para sua função;

  • Escolha alguém da equipe para ajudá-lo nesse processo. Além do superior imediato, esse outro colaborador poderá ser um orientador do recém-chegado;

  • Insira o contratado nos bate-papos da equipe e o ajude a se sentir à vontade;

  • Planeje um acompanhamento mensal (ou semanal) para esclarecer dúvidas e alinhar processos;

  • Incentive o diálogo aberto entre a equipe;

  • Se possível, dê boas-vindas com brindes como: caneca, caderneta ou chaveiro, por exemplo. Além de fazer com que o novo colaborador se sinta especial, ele pode compartilhar os mimos nas redes sociais. 

E, já que estamos falando de brindes, veja as sugestões de brindes personalizados para uma ação efetiva de Onboarding na sua empresa: 


Caneca


Squeeze


Caneta


Agenda Permanente


Mouse Pad


Porta-Bolsa


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