Guia prático do Freelancer
Atualmente, ser Freelancer é uma das formas mais comuns de relação de trabalho.
A verdade é que as pessoas estão em busca de qualidade de vida, ou seja, lucro, horário flexível, proximidade com a família e amigos, controle sobre as demandas que atende e muito mais! Por isso, ser Freelancer se torna uma opção viável.
Estar preparado para essa situação é imprescindível e não precisa ser um bicho de sete cabeças. Veja:
Conhecimento nunca é demais
Expandir seu conhecimento e buscar referências é fundamental para o seu desenvolvimento, para aprimorar técnicas, ampliar sua bagagem cultural, valorizar sua mão de obra e aumentar as oportunidades de trabalho.
Pesquise sites e portfólios dos seus concorrentes, além de livros e cursos online/presenciais. Tudo isso te trará um maior acervo de referências, novas especializações e conhecimento sobre o mercado.
Conheça o mercado
Quando falamos de conhecer o mercado podemos nos referir a: diferentes públicos-alvo, concorrentes, tendências e mais. Por isso, pesquisar e compreender tais tópicos, dá mais segurança durante o desenvolvimento dos seus projetos.
Você também será capaz de segmentar sua produção.
Monte seu portfólio
Ter um bom portfólio pode ser considerado um diferencial em meio ao mercado. O mesmo funciona como uma vitrine, apresentando suas produções e a forma como as desenvolve.
E como desenvolver um bom portfólio? Bom, você deve incluir alguns quesitos simples, que farão toda a diferença:
– Detalhamento: apresentação breve sobre o trabalho, ou seja, quais ferramentas foram utilizadas e as defesas criativas para o resultado final. Além disso, descreva brevemente as características do seu projeto.
– Mockups: para que seu cliente tenha como visualizar seu trabalho, aplique-os em mockups. Isso valorizará seu portfólio.
Vale lembrar que é possível disponibilizar esse documento em uma versão física e/ou online, em sites como o Behance.
Tenha presença digital
Utilize as redes sociais a seu favor. Elas podem servir como um “palco”; portais de atendimento a possíveis clientes (que deve ser feito de maneira atenciosa, esclarecendo todas as dúvidas entre as partes e permitindo o desenvolvimento de uma parceria assertiva) e colaborar com o seu networking – abrindo novas oportunidades e parcerias de trabalho.
Para isso, você pode criar perfis profissionais, por exemplo.
Planeje-se
O planejamento é o que irá definir todo o seu ritmo de trabalho e, ao final, os ganhos. Por isso, você deve:
– Estabelecer um horário de atendimento: afinal, você será seu novo chefe e ainda deve prezar por sua rotina e bem-estar. Faça um horário comercial e deixe isso claro em seus perfis profissionais, para que os clientes criem o hábito de te procurarem apenas no horário indicado.
– Tenha um ambiente de trabalho organizado: quanto mais organizado for, melhor e mais agradável será passar horas do seu dia em um mesmo lugar. Tenha conforto e uma decoração que te agrade.
– Não dê um passo maior que a perna: isso significa, basicamente, não aceitar mais demandas do que será capaz de cumprir. Comprometa-se apenas com uma volumetria suficiente, que não ultrapasse os seus limites e te permita fazer o melhor por aquela entrega.
Saiba precificar
Uma das maiores dúvidas de um freelancer é: como dar o meu preço? E existem algumas coisas que podem/devem ser levadas em consideração para estipular um valor justo com você e com seu cliente, então considere:
– Um preço mínimo;
– Orçamento do cliente;
– Prazos;
– Valor do mercado;
– Nível de dificuldade do projeto;
– Seu nível profissional;
– Suas despesas atuais e uma margem de lucro;
– Seus custos (luz, internet ou, por exemplo, transporte).
A partir disso, você será capaz de começar a impor um padrão de precificação.
Dicas bônus:
– Revisar nunca é demais;
– Comece o dia sem olhar as redes sociais. Evite a procrastinação;
– Não se abale com as críticas e alterações. Saiba analisar a situação e encarar como uma crítica construtiva.
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