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Guia prático do Freelancer

Guia prático do Freelancer

Atualmente, ser Freelancer é uma das formas mais comuns de relação de trabalho.

A verdade é que as pessoas estão em busca de qualidade de vida, ou seja, lucro, horário flexível, proximidade com a família e amigos, controle sobre as demandas que atende e muito mais! Por isso, ser Freelancer se torna uma opção viável. 

Estar preparado para essa situação é imprescindível e não precisa ser um bicho de sete cabeças. Veja: 

  • Conhecimento nunca é demais

Expandir seu conhecimento e buscar referências é fundamental para o seu desenvolvimento, para aprimorar técnicas, ampliar sua bagagem cultural, valorizar sua mão de obra e aumentar as oportunidades de trabalho.

Pesquise sites e portfólios dos seus concorrentes, além de livros e cursos online/presenciais. Tudo isso te trará um maior acervo de referências, novas especializações e conhecimento sobre o mercado. 

  • Conheça o mercado 

Quando falamos de conhecer o mercado podemos nos referir a: diferentes públicos-alvo, concorrentes, tendências e mais. Por isso, pesquisar e compreender tais tópicos, dá mais segurança durante o desenvolvimento dos seus projetos. 

Você também será capaz de segmentar sua produção.

  • Monte seu portfólio 

Ter um bom portfólio pode ser considerado um diferencial em meio ao mercado. O mesmo funciona como uma vitrine, apresentando suas produções e a forma como as desenvolve. 

E como desenvolver um bom portfólio? Bom, você deve incluir alguns quesitos simples, que farão toda a diferença:

– Detalhamento: apresentação breve sobre o trabalho, ou seja, quais ferramentas foram utilizadas e as defesas criativas para o resultado final. Além disso, descreva brevemente as características do seu projeto. 

– Mockups: para que seu cliente tenha como visualizar seu trabalho, aplique-os em mockups. Isso valorizará seu portfólio. 

Vale lembrar que é possível disponibilizar esse documento em uma versão física e/ou online, em sites como o Behance.

  • Tenha presença digital 

Utilize as redes sociais a seu favor. Elas podem servir como um “palco”; portais de atendimento a possíveis clientes (que deve ser feito de maneira atenciosa, esclarecendo todas as dúvidas entre as partes e permitindo o desenvolvimento de uma parceria assertiva) e colaborar com o seu networking – abrindo novas oportunidades e parcerias de trabalho. 

Para isso, você pode criar perfis profissionais, por exemplo. 

  • Planeje-se 

O planejamento é o que irá definir todo o seu ritmo de trabalho e, ao final, os ganhos. Por isso, você deve:

– Estabelecer um horário de atendimento: afinal, você será seu novo chefe e ainda deve prezar por sua rotina e bem-estar. Faça um horário comercial e deixe isso claro em seus perfis profissionais, para que os clientes criem o hábito de te procurarem apenas no horário indicado.

– Tenha um ambiente de trabalho organizado: quanto mais organizado for, melhor e mais agradável será passar horas do seu dia em um mesmo lugar. Tenha conforto e uma decoração que te agrade.

– Não dê um passo maior que a perna: isso significa, basicamente, não aceitar mais demandas do que será capaz de cumprir. Comprometa-se apenas com uma volumetria suficiente, que não ultrapasse os seus limites e te permita fazer o melhor por aquela entrega. 

  • Saiba precificar 

Uma das maiores dúvidas de um freelancer é: como dar o meu preço? E existem algumas coisas que podem/devem ser levadas em consideração para estipular um valor justo com você e com seu cliente, então considere: 

– Um preço mínimo; 

– Orçamento do cliente; 

– Prazos; 

– Valor do mercado; 

– Nível de dificuldade do projeto; 

– Seu nível profissional; 

– Suas despesas atuais e uma margem de lucro;

– Seus custos (luz, internet ou, por exemplo, transporte). 

A partir disso, você será capaz de começar a impor um padrão de precificação. 

Dicas bônus: 

– Revisar nunca é demais; 

– Comece o dia sem olhar as redes sociais. Evite a procrastinação; 

– Não se abale com as críticas e alterações. Saiba analisar a situação e encarar como uma crítica construtiva.

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