Como as cores têm influência na experiência do usuário?
Conheça os efeitos físicos, emocionais e psicológicos das cores na Web.
As cores dão identidade, expressividade e personalidade a tudo. Elas são importantes em todos os aspectos da nossa vida — e por que não no âmbito digital?
Vamos ver as cores e o comportamento humano em relação a elas em nível psicológico, físico e emocional. E como essa influência está diretamente ligada à experiência de navegação.
Efeitos psicológicos da cor
A cor pode aumentar a memorização, recordação e reconhecimento. Em projetos interativos, a cor pode sugerir categorias e dão identidade aos pedaços de informação. Isso pode criar um design que é mais eficiente, mais claro e fácil de entender, logo a navegação será mais positiva e a experiência também.
Os efeitos fisiológicos da cor
As cores afetam nosso sistema nervoso. Os estudos mostram que vermelhos brilhantes estimulam o sistema nervoso simpático, o que resulta em alterações fisiológicas tais como um aumento do ritmo cardíaco. Em contraste, tons suaves de azuis e verdes criam o efeito fisiológico oposto e nos ajudar a relaxar.
Efeitos emocionais da cor
As cores e os significados que atribuímos quando já passaram pelo psicológico e pelo fisiológico, afetam nossas emoções e o nosso humor. Por exemplo, a maioria das pessoas associa a cor amarela com felicidade e energia. Em termos individuais, uma pessoa poderia associar a cor amarela com a cor de sua casa durante a infância, que invoca lembranças e sentimentos agradáveis.
Contexto cultural da cor
Lembre-se que o significado é culturalmente construído. Sensibilidade ao contexto cultural da cor dentro do seu grupo de usuários é importante. Por exemplo: em muitas culturas ocidentais, o preto representa a morte. Em algumas culturas orientais, o branco representa a morte.
E mesmo dentro do nosso país, por exemplo: não vá para o Rio Grande do Sul desenhar um site azul para torcedores do Internacional pois o azul remete automaticamente a seu time rival, o Grêmio. E por aí vai.
Abaixo tem um guia rápido para cor e significado a partir de uma perspectiva cultural americana. Vamos rever as potencialidades das cores, agora com uma perspectiva de experiência de usuário. A cor como sua aliada na hora de desenhar essa UX.
Vermelho
- Aumenta as taxas de pressão arterial, coração e respiração;
- Aumenta temporariamente a força e resistência;
- Representa vitalidade, ambição e paixão;
- Pode afastar os pensamentos negativos;
- Associada com a raiva, perigo, endividamento e irritabilidade.
Rosa
- Induz sensações de relaxamento, tranquilidade, carinho e proteção;
- Reduz os sentimentos de agressividade e irritação;
- Associado com carinho, altruísta, generosidade e amor;
- Rosa claro é associado com a feminilidade, enquanto tons mais ousados e mais quentes sugerem energia, jovialidade e diversão.
Laranja
- Estimula o sistema digestivo e imunológico;
- Associado com a energia e vitalidade;
- Audiências mais jovens respondem com laranjas fortes, enquanto o público mais velho e de alto nível, respondem positivamente aos tons mais suaves;
- Afeta positivamente o humor e é uma cor considerada antidepressiva.
Amarelo
- Estimula o cérebro, criando agilidade e energia;
- Ativa o sistema linfático;
- É uma cor alegre, otimista, confiante e edificante;
- Associada com o intelecto, organização, discernimento, memória, clareza, tomada de decisão e bom senso.
Verde
- Traz equilíbrio, relaxamento e sentimentos de conforto;
- Nos ajuda a respirar com profundidade e mais lento;
- Sugere natureza, paz e bem-estar;
- Tons escuros sugerem riqueza;
- Representa a proteção em ambientes;
- Tonalidade verde, como o verde oliva, pode representar doença e náuseas.
Azul
- Reduz a pressão arterial, tem um efeito refrescante e calmante;
- Azul escuro regula os padrões de sono, e está associado com a calma;
- Inspira controle mental, clareza e criatividade.
Roxo
- Violeta sugere purificação, limpeza, paz e equilíbrio;
- Estimula a compaixão, intuição e imaginação;
- Associado com o lado direito do cérebro;
- Refere-se a sensibilidade, beleza e idealismo;
- Associada com a realeza e nobreza.
Marrom
- Sugere terra, casa e lar, estabilidade e segurança;
- Também pode sugerir sujeira ou retiro e isolamento do mundo.
Preto
- Reconfortante e protetor;
- Misterioso, sugere o silêncio e a morte;
- Também pode ser considerado elegante e sofisticado.
Branco
- Pureza, clareza, paz e conforto;
- Sugere liberdade, embora muito pode ser considerado frio e solitário.
Cinza
- Sugere independência e autossuficiência;
- Pode ser uma cor negativa, sugerindo a evasão, inconsequência, separação, falta de envolvimento e solidão.
Lembre-se que, a experiência do usuário é muito afetiva. A cor transmite, desde os primórdios, uma das primeiras sensações emocionais que a pessoa tem, desde o momento que abre os olhos na maternidade. É ali que começa a sua indexação cognitiva de mundo.
É importante ressaltar que esses efeitos vêm embalados em contextos culturais. Isso significa que a reação que a cor provoca em nós pode mudar dependendo da cultura ou culturas em que fomos criados.
Gostou do conteúdo? Então, bora aplicar tudo o que você aprendeu, não só na criação de um site, mas na personalização dos seus materiais gráficos também!
Agora que você aprendeu, que tal utilizar as cores para Imprimir seu Cartão de visita!
Ana Costa
Autor (a)