As principais datas do calendário 2021 para o e-commerce
Vejas as datas do calendário que têm mais chances de lucro para o e-commerce!
Neste ano fomos surpreendidos com a pandemia do novo coronavírus, mas a todo momento cada um de nós temos tentado se reinventar. Muitos proprietários de estabelecimentos, por exemplo, viu o e-commerce como a única saída para continuar ofertando seus produtos ou serviços.
E, por falar em e-commerce, você sabia que segundo o relatório da Ebit/Nielsen, 7,3 milhões de consumidores fizeram compras pela primeira vez no primeiro semestre de 2020? O crescimento foi de 40% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Este aumento todo foi por conta das 150.000 novas lojas online que foram criadas de março a julho deste ano no Brasil. Está vendo só o quanto o brasileiro sabe se reinventar e driblar muito bem com qualquer tipo de situação?
Se você faz parte desta estatística, com certeza você pegou a palavra “crise” e a transformou em oportunidade, não é mesmo? Então, já que a situação que passamos neste ano você tirou de letra, é hora de também se preparar para aumentar suas chances de vendas no ano que vem. Sabe como? Continue a leitura que vamos te contar detalhes sobre isso!
2021 será o ano de muitas estratégias para o e-commerce. Sabe aquelas datas sazonais que fazem estourar em vendas? Então, você não pode perder de maneira nenhuma! E, é por isso que a gráfica online FuturaIM trouxe um cronograma para 2021 com as principais datas que fazem o e-commerce bombar em vendas. Vamos conferir?
Janeiro
É o mês de férias escolares e viagens programadas. Mas, como estamos em meio à pandemia, evitar aglomerações é a melhor escolha para evitar a disseminação da Covid-19. Então, a estratégia certa é fazer liquidações de produtos que estão parados em estoque e até mesmo, aproveitar a segunda quinzena para oferecer material escolar para a volta às aulas, já que têm muitas escolas que estão dando aula online.
Fevereiro
Também por conta da pandemia, em muitas cidades o Carnaval de 2021 não será realizado no mês de fevereiro. Por isso, é necessário buscar novas alternativas para vender e lucrar com o e-commerce. Por isso, que tal investir no Dia do Amigo que é celebrado no dia 14 de fevereiro aqui no Brasil? Nesta mesma data, outros países celebram o Valentine’s Day. Então, você pode sugerir diversos itens para presentes com cashbacks ou cupons de descontos.
Março
Este é o mês do Dia Internacional da Mulher que é celebrado no dia 08 de março. Podem ser feitas campanhas de descontos para produtos femininos, por exemplo. Você pode aproveitar que dia 15 de março é Dia Mundial do Consumidor e fazer ações especiais para atrair e fidelizar os clientes, além disso, no dia 20 de março entra o outono, no qual é possível trabalhar com campanhas de roupas e calçados que se adequam a esta estação do ano.
Abril
Este é o mês mais esperado para os “chocólatras” porque dia 04 de abril é a Páscoa. Por isso, invista em produtos para esta data tão especial com opções para presentes, como: ovo de Páscoa, caneca com bombons, cesta de chocolates, caixa de trufas, colomba pascoal e outros produtos que costumam ser adquiridos para consumo próprio e para presentear. E, outra data interessante para o e-commerce é o Dia do Frete Grátis que costuma ser no final do mês. Então, aproveita para oferecer frete grátis aos seus clientes também!
Maio
O mês de maio é um dos mais rentáveis para o e-commerce porque no dia 09 é o Dia das Mães. Por isso, lojas online de bijuterias, perfumarias, roupas, bolsas, calçados e eletroeletrônicos, por exemplo, atraem os internautas que desejam presentar não só suas próprias mães, mas as mulheres que cumprem esse papel, já que essa data traz um grande valor afetivo.
Junho
Junho é um mês romântico porque dia 12 é o Dia dos Namorados. Por isso, lojas online de acessórios, eletroeletrônicos e de perfumes devem apostar em promoções, além de aproveitar para oferecer bastante variedade em lojas de chocolates, flores e cestas de café da manhã, que saem bastante nessa época do ano. Inclusive, junho faz frio porque no dia 21 inicia o inverno, além de ser o mês que tipicamente tem a festa de São João, com direito à quermesses e quadrilhas. Então, uma boa dica para empresas de roupas e calçados, é apostar em campanhas de inverno, com ofertas de casacos, cachecóis e botas, e ainda independente do segmento da loja online, vale a pena associar as promoções com temas de festa junina.
Julho
No dia 13 de julho é o Dia do Rock. Então, é uma excelente oportunidade para as lojas de instrumentos musicais fazer suas campanhas promocionais, além de divulgar camisetas, coturnos e acessórios com os melhores descontos.
Agosto
O Dia dos Pais é celebrado no 2º domingo do mês, ou seja, no dia 08 de agosto. E, está data é perfeita para os e-commerces, já que lojas online de acessórios como carteiras e cintos, além de roupas, calçados, relógios, aparelhos celulares e garrafas de vinho, têm uma grande procura para presentear. E, claro que não podemos nos esquecer que, dia 15 de agosto é Dia da Informática, então fazer ofertas de softwares, promoções de notebooks, microcomputadores e ofertas de mousepads, teclados e outros tipos de acessórios, são essenciais para celebrar a data com descontos arrasadores!
Setembro
Na primeira quinzena de setembro acontece a Black Friday brasileira, que dá a chance a todos os e-commerces de ofertar os melhores descontos, frete grátis ou até mesmo descontos no frete. No 15 de setembro é o Dia do Cliente que permite fazer diversas campanhas para atrair e fidelizar o cliente também. E, tem a chegada da primavera no dia 22 de setembro, que permite que as lojas de roupas e calçados lance campanhas de descontos com looks próprios para esse período, como roupas floridas e sandálias, por exemplo.
Outubro
Este mês é bem favorável para lojas que fazem parte do universo digital. Tudo isso porque, dia 12 de outubro é o Dia das Crianças e o investimento em brinquedos, roupas, jogos e aparelhos eletrônicos, é algo impressionante! Na sequência, vem o Dia dos Professores que é celebrado no dia 15 de outubro, no qual possibilita trabalhar com muitas homenagens a esses profissionais que se dedicam no ensino, e ainda aproveitar para conceder vouchers de descontos em produtos para professores, como canetas, agendas, réguas e etc. E, não podemos nos esquecer do Halloween no dia 31 de outubro, que se costuma vender muitas fantasias e acessórios para festas.
Novembro
Este mês de novembro, além do e-commerce estar a mil por hora com os preparativos para o Natal, também é o mês de Black Friday, celebrado no dia 26 de novembro. Por isso, este é o momento de dar descontos bem atrativos para liquidar o estoque, aumentar o número de vendas ou até fidelizar os clientes já conquistados.
Dezembro
O último mês do ano também se encontra em ritmo acelerado com os preparativos para o Natal, celebrado no dia 25. E, a virada de ano que acontece do dia 31 para o dia 01 de janeiro, é um mês muito rentável para o e-commerce, já que o número de compras aumenta por conta da 1ª parcela do 13º salário que costuma ser pago pelas empresas até o dia 30 do mês anterior, e a 2ª parcela até o dia 20 de dezembro. Por isso, neste mês as pessoas costumam satisfazer seus desejos de consumo, realizando compras que talvez tenham planejado adquirir ao longo do ano e até mesmo, comprar os presentes dos tradicionais “amigos secretos” que acontecem entre colegas de trabalho e familiares, também levam os internautas encher seus carrinhos de compras.
Viu só?! Não falta oportunidade para os e-commerces lucrarem. Se gostou das estratégias da gráfica online FuturaIM, é só compartilhar com seus amigos e até a próxima.
Ana Costa
Autor (a)