A publicidade e seus anúncios de sucesso
Parabéns aos publicitários de plantão!
Traremos neste artigo um pouco sobre a história dessa área da comunicação e alguns impressos publicitários que foram importantes. Confira!
A história da publicidade no Brasil, apesar de ter início tardio (por conta da urbanização tardia, diversidades de idiomas no território nacional, analfabetismo, controle político e outros fatores), é antiga e possui registros em meados de 1800, quando os jornais impressos começaram a surgir e os anúncios estampavam parte de suas páginas.
Depois disso, os maiores avanços para a publicidade se deram a partir de 1900, já que, foi quando surgiram as primeiras revistas, que deram espaço de uma página inteira para os anúncios. Em 1913 surge a primeira agência de publicidade (chamada Eclética) e, tempos depois, o rádio chegou e impulsionou a atividade publicitária; mas foi em 1950 (com o surgimento da Televisão) que a forma de fazer propaganda teve transformações consideráveis.
A publicidade, bem como todas as áreas da comunicação e artes, sofreu censuras durante o período da ditadura militar (iniciada em 1964) e foi apenas após o fim do regime militar, já nas décadas de 70 e 80, que a publicidade entrou em sua “época de ouro”.
Hoje, podemos encontrar as mais variadas propagandas nas telas de TV, celulares, tablets, nas páginas de revistas, jornais, nos impressos publicitários como panfletos, flyers, banners e muito mais. Somos bombardeados, o tempo todo, por algum tipo de propaganda – que, por muitas vezes, podem se tornar marcantes em nossas vidas .
Pensando em homenagear os profissionais que estão marcando a história e participando desta evolução, separamos aqui 6 anúncios feitos em impressos que tiveram grande destaque e abusaram da criatividade. Confira e inspire-se!
Adidas
Trazendo um anúncio dinâmico, a Adidas utilizou do movimento das páginas das revistas para simular o movimento real feito pelas pessoas ao praticarem esses exercícios físicos.
Créditos a: Adidas.
FedEx
A FedEx, com a intenção de apresentar a agilidade de seus serviços, retratou tal velocidade como se a entrega viesse das mãos do vizinho.
Créditos a: FedEx Express Brasil.
Chupa Chups
Os doces lançados pela empresa Chupa Chups apresentavam uma nova opção: os livres de açúcar.
Créditos a: Chupa Chups.
Itaú
A campanha feita para a divulgação das bicicletas do Itaú, disponibilizadas nas ruas das cidades, compara a escolha por esse meio de transporte com a preservação do meio ambiente.
Créditos a: Itaú.
DHL
A empresa DHL, de serviços de entrega, quis retratar a velocidade de suas entregas como se fosse tão rápido quanto virar uma página.
Créditos a: DHL.