Exemplo de Slideshow com Links

Você pensa, a gente imprime!

15 Tipos de empreendedorismo para investir, divulgar e lucrar

15 Tipos de empreendedorismo para investir, divulgar e lucrar

Conheça várias formas de empreender.

Há quem diga que o brasileiro já nasce empreendedor pela facilidade e criatividade que ele tem de arrumar soluções rápidas para ganhar dinheiro com o que tem à disposição no momento. E isso é um fato! Só para ter uma ideia, o Brasil tem cerca de 52 milhões de pessoas que decidiram investir no seu próprio negócio. É interessante porque, o empreendedor já carrega dentro de si uma paixão por desafios, uma mente aberta, visão ampla para negócio, além de ter um grande senso de responsabilidade e uma resiliência admirável!

Por isso, hoje a gráfica online FuturaIM decidiu trazer um conteúdo que fala exatamente sobre os 15 tipos de empreendedorismo mais conhecidos entre os brasileiros. Siga essa leitura, descubra qual você se identifica mais, e em seguida, veja as dicas IMperdíveis que revelamos com exclusividade. Vamos lá?!

Individual – este tipo de empreendedor é formalizado através do MEI (Microempreendedor Individual). Com isso, ele pode ter crédito bancário liberado, acesso à auxílio creche, aposentadoria, pensão por morte e outros benefícios da previdência concedidos pelo governo. Este profissional pode ter no máximo 1 funcionário e é contribuinte do INSS, ISS e ICMS. Inclusive, segundo o Portal do Empreendedor, em março de 2020 o Brasil teve 9.818.993 MEI’s registrados, enquanto em dezembro do mesmo ano, esse número aumentou para 11.316.853, o que representa um crescimento de 13,23%. Bastante, né?  

Informal – é chamado de informal por não possuir CNPJ e não emitir notas fiscais. É muito comum ver barracas de doces, salgados e acessórios, além de vendedores ambulantes que oferecem diversos tipos de produtos. Os motoristas de aplicativo também se enquadram no empreendedorismo informal, os quais já somam 1,1 milhão por todo o Brasil.  

Cooperado – ele trabalha em equipe, ou seja, empreendedores individuais que se associam para trabalhar juntos, às vezes em casa e com os recursos que tem. Por exemplo: uma costureira que possui sua máquina em casa e recebe uma certa quantidade de bolsas e mochilas para produzir, exerce um tipo de empreendedorismo cooperativo.

Franqueado – a franquia tem a vantagem de já estar consolidada no mercado e ter sua marca reconhecida pelo público. E um ponto importante a ser levado em consideração neste mercado, é que o padrão de atendimento precisa ser único. Então, é legal se associar ao tipo de negócio que mais combina com você, podendo ser confeitarias, restaurantes, fast-foods, escolas de idiomas e outros segmentos.

Social – mais comum entre as celebridades e jovens, como o filho dos atores Claudia Raia e Edson Celulari, Enzo Celulari é um empreendedor social, aquele que não visa o lucro, e sim, contribui para o crescimento e bem-estar da sociedade, principalmente de regiões e de pessoas carentes.

Corporativo – esse é o famoso intraempreendedor, que não é o empresário, mas pensa como tal, já que se trata de um empreendedorismo interno, onde o colaborador atua com um perfil mais participativo, compartilhando novas ideias e desenvolvendo projetos incríveis que visam o melhor desempenho da empresa, além de obter um considerável crescimento profissional.

Verde – nesse exemplo, a empresa visa o lucro, mas sem abrir mão de um conceito totalmente sustentável. Possui um idealismo voltado à preservação da natureza, com uso de recursos naturais, materiais recicláveis, e outras práticas de conscientização. E normalmente, empresas que lutam por esses ideais são bem conceituadas no mercado.  

Digital – esse perfil de empreendedor faz uso da internet para realizar trabalhos online, como dar cursos, vender produtos em plataformas de e-commerces, vendas por redes sociais, serviços de delivery com o uso de aplicativos e outros meios digitais de ganhar dinheiro. Até porque, o empreendedor digital aproveita as possibilidades de negócios, por conta da mudança na forma de consumo da população, que tem sido cada vez mais através de meios digitais.

Feminino – trata-se de empresas que são idealizadas e até lideradas por mulheres. Até porque, mesmo diante de alguns desafios que vez ou outra elas enfrentam, aos poucos as mulheres vêm conquistando espaço ao mostrar o seu empoderamento feminino e total capacidade de administrar uma empresa e obter excelentes resultados.   

Serial – o empreendedor serial tem muita habilidade admirável de administrar vários tipos de negócio ao mesmo tempo. Ele tem um perfil de líder e usa de sua ousadia para investir em novos projetos. Então, é claro que vai agregar uma profunda experiência ao longo dos anos e a visão de negócio tende a ampliar cada vez mais.


E não para por aí! Veja algumas dicas para começar a empreender agora mesmo ou até aprimorar o que você já faz!

Além de persistência e paixão pelo o que você faz ou deseja fazer, pesquisar sobre a área que deseja investir, é primordial para o sucesso do seu negócio!

Você precisa entender como funciona o fluxo de caixa, giro de estoque e conhecer dicas de investimento.

Invista em conhecimento! O SEBRAE oferece cursos gratuitos para aprender a administrar o seu dinheiro e a saber lidar com pessoas. Inclusive, há Webinars e muitos eventos e palestras por todo o Brasil, que abordam assuntos sobre gestão, bem interessantes para você!  

E outra dica bônus de extrema importância é: divulgue o seu negócio!

Essa dica é uma peça-chave para a vitória de qualquer tipo de empreendedorismo, pois além das redes sociais, existem inúmeros materiais de propaganda que têm o poder de evidenciar a sua marca, como folhetos, folders, tabloides e revistas, e outros impressos personalizados, como cartões de visita, banners, faixas e lonas, e vários materiais gráficos para a sua comunicação visual.  

Também, vale a pena investir em brindes personalizados, já que a entrega de pequenos mimos aos seus potenciais clientes, fará com que as pessoas tenham sempre a lembrança de sua marca, que ainda ajudará na divulgação do seu negócio. Imagine uma caneta bem bonita com o seu logo, sendo utilizada por aí! É uma divulgação espontânea e tão assertiva que você nem imagina!

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, passa lá no nosso site! Temos muitas opções de materiais gráficos personalizados que vão te ajudar a alavancar ainda mais os seus resultados. Acesse e confira!

Acza Tertuliano autor (a)

Acza Tertuliano

Autor (a)