10 Dicas de Design para Redes Sociais
As melhores dicas para as Redes Sociais
Redes Sociais
Cada vez mais o mundo anda conectado nas mídias sociais. Só para você ter uma ideia, de acordo com o site Statista, mais de 2,62 bilhões de pessoas usam as mídias sociais ao redor do mundo. E esses números não se referem apenas para uso particular, e sim, também para uso corporativo, já que é uma grande forma de estreitar laços entre o público-alvo e a empresa, não é verdade?
É por isso que a FuturaIM trouxe dicas impressionantes para design de redes sociais. Afinal, existe um padrão de qualidade em cada imagem usada na publicidade. Então, continue a leitura e conheça as 10 dicas que separamos para você!
Busque inspirações
É sempre bom estar atento às tendências neste universo de criação. Pesquise grandes empresas e influencers do mesmo segmento que o seu e até mesmo de outros ramos para pegar alguns insights e aplicar no seu dia a dia.
Defina as cores corretamente
Pesquisadores afirmam que 90% da impressão que é gerada no público sobre um determinado produto, pode ser baseada nas cores. Portanto, ao utilizar alguma seleção de cores, seja nas imagens ou nos textos, você deve sempre levar em consideração as cores da sua marca e o seu tom de voz.
Texto e tipografia
O ideal é usar textos curtos e bem claros para proporcionar uma boa interpretação do público. Lembre-se que, a tipografia também deve enfatizar a marca e se inserir textos em imagens, deixe as imagens um pouco mais clean, sem muitos efeitos ou detalhes, para que a leitura do texto seja mais clara. Ah, e não se esqueça de alinhar o texto. Isso é fundamental.
Espaço positivo e negativo
Se você deseja ter como foco principal um serviço de revenda de materiais gráficos, por exemplo, analise se, de fato, o material em questão está em evidência, porque de repente são utilizados tantos elementos, que acabam tirando a atenção do objeto principal e podem até gerar uma outra interpretação que foge totalmente do seu objetivo. Então, crie uma hierarquia no texto. O título deve ser maior, enquanto as legendas e fontes com corpos decrescentes. Use também caixa alta para destacar promoções e chamadas para download, por exemplo. Vai ser sensacional!
Busque o público-alvo
Você deve saber exatamente quem é o seu público-alvo, quais as redes que são utilizadas com mais frequência, qual o dispositivo mais utilizado, além de fazer uma profunda reflexão para entender qual tipo de mensagem está tentando passar, a sensação que deseja transmitir e qual a sua finalidade, ou seja, qual atitude você espera do seu público.
Ajuste as medidas
Seja Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter ou LindkedIn, não importa, todos eles têm suas próprias especificações e tipos de apresentação, como: gifs, álbum de fotos, carrossel e outros. Por isso, é imprescindível saber exatamente qual será a plataforma que irá publicar o seu anúncio, para não perder a qualidade e não correr o risco de cortar a imagem.
Seja ousado, mas com equilíbrio
Que tal usar texturas e patterns para colocar aquele contraste incrível nas imagens dos produtos. Ou use fotografias junto aos blocos coloridos para interromper o fluxo da imagem, utilizando um título em destaque.
Nada de excessos
Quando o post é poluído, as pessoas acabam cansando de ver e pula para outro. Então, evite usar muitas cores, deixe algumas áreas de respiro, use no máximo 2 tipos de fontes e faça algo bem atraente para prender a atenção e não ser cansativo. Combinado assim?
Aplique alguns contrastes
Você sabia que as cores mais atraentes são as cores que se opõem na roda de cores? Se você fizer a escolha certa sempre entre um tom claro e um escuro, com certeza vai realçar bastante a publicação do seu design.
Engajamento nas redes
Para obter mais engajamento na sua arte, utilize # referentes ao tema proposto. Isso fará com que mais pessoas visualizem a sua publicação.
Gostou das dicas? Então, compartilhe conhecimento com seus colegas de profissão e aguarde mais novidades.
Fontes:
http://designr.com.br/3-dicas-de-design-incriveis-para-redes-sociais/
https://nobreakdesign.com.br/9-dicas-de-design-grafico-para-redes-sociais/
Ana Costa
Autor (a)