05 de outubro: Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
Em homenagem a essa data tão especial, daremos algumas dicas de empreendedorismo.
Estabeleça uma visão e mantenha o foco
Faça um planejamento, crie estratégias, defina metas e objetivos, porque só assim você chegará aonde quer.
Conheça bem o seu cliente
Conheça o comportamento do seu cliente, os gostos, a rotina e todo o tipo de informação que fará toda a diferença na hora de lançar um produto novo e criar campanhas promocionais.
Equilibre suas emoções
É necessário gerenciar não só o seu negócio, mas os seus sentimentos mediante aos desafios. Use a sua expertise para aplicar estratégias e tomar decisões sem medo.
Use a sua criatividade
Seja inovador e ousado. Quanto mais criativo, mais você ganhará destaque e será mais competitivo no mercado.
Organize-se financeiramente
Quando um empreendedor abre um negócio, com certeza é visando lucro. Nada mais angustiante que viver sempre no vermelho. Por isso, a solução é organizar o seu fluxo de caixa em planilhas ou em softwares de gestão.
Ame o que você faz
É necessário ter paixão pelo seu negócio, pois o seu entusiasmo fará toda a diferença no seu futuro. Então, tenha zelo e dedicação.
Despesas empresariais x pessoais
Saiba diferenciar as despesas da empresa com as despesas pessoais. Defina um valor mensal de ganhos, que é o seu pró-labore, para pagar suas dívidas pessoais e faça também um reinvestimento dos lucros em sua própria empresa.
Busque conhecimento
Aprenda com as experiências de outras pessoas, faça cursos e procure ler bons livros sobre o assunto. Existem ótimos livros de administração e marketing que vão agregar bastante conhecimento que você pode desenvolver em seu negócio.
Não atraia clientes apenas pelo preço
É claro que o cliente ama pechinchar, mas oferecer só preços baixos, pode não ser a melhor saída, até porque o cliente sabe que para adquirir um produto de qualidade, terá que pagar por isso. Então seja coerente e justo consigo mesmo.
Fique de olho no seu estoque
Não basta apenas focar na propagada. É preciso ter em mente que se divulgar, consequentemente vai vender. E, se vender, tem que ter mercadoria para entregar. Nada de deixar o seu cliente na mão!
Enfim, deu para perceber que essas dicas valem ouro, não é mesmo? Tenha plena certeza que, com persistência e dedicação, você será um empresário muito bem-sucedido!
E aí, gostou da leitura? Então, aplique cada uma dessas sugestões na sua empresa e compartilhe conosco o seu case de sucesso!
Até logo!
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Ana Costa
Autor (a)